Hoje, o Mundo Marketing, um portal de inteligência estratégica do mercado, publicou uma matéria com as 5 dicas para reter clientes em tempos de crise, que ressalta a importância de ações relacionamento com os clientes (clique aqui para acessar a matéria na íntegra).

 

É natural que em tempos de dificuldades, temas como fidelização ganhem ainda mais destaque no mundo corporativo. Porém, o relacionamento com os clientes deve permear toda a empresa em todos os seus momentos, de prosperidade e dificuldades. Investir em CRM é investir em diferenciação, por meio do relacionamento próximo com os clientes para surpreendê-los sempre. Para isso, é fundamental conhecer o seu cliente, seus anseios, preferências e estabelecer um canal aberto para o diálogo.

 

Para o desenvolvimento de uma estratégia voltada para os clientes, é fundamental o envolvimento e engajamento de todas as áreas e níveis hierárquicos da empresa. A gestão eficiente de relacionamentos requer o entendimento por completo dos negócios da empresa e resulta em uma taxa de retenção elevada e melhora a performance financeira da empresa (custos mais baixos e lucratividade maior).

 

Na F/Malta, entendemos que CRM é muito mais do que uma solução tecnológica de gerenciamento de dados sobre seus clientes. Transformamos dados em informação, guiados pelo fator humano. Construímos relacionamentos, relacionamentos com pessoas, que têm expectativas diferentes, históricos de vida distintos, mas que igualmente querem ser ouvidas e esperam um tratamento cada vez mais humano das empresas.

 

Para traçar e implementar a melhor estratégia para cada cliente, desenvolvermos um trabalho integrado que abrange principalmente levantamento de dados, comunicação, treinamento e mudanças organizacionais.

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